quarta-feira, 24 de outubro de 2012

fotografia e eu, nos últimos tempos...

Hoje soube que uma pessoa que eu conheço está a tirar um curso profissional de fotografia. Aliás, está a tirar "o" curso profissional de fotografia. Sim, aquele em específico que eu queria tirar.
Senti uma pontada de inveja, confesso. Mas o curso é muito caro (ronda os 5400 euros) e eu recuso-me terminantemente a sequer pedir aos meus pais que o financiem. Eles já me deram um curso superior, não vou pedir outro. Também não sei se eles aceitavam pagar-mo eheheheh Mas essa questão nem se põe.

Visto isto, resta-me guardar isso para os projectos futuros, se algum dia tiver oportunidade. Nos entretantos, posso aprender muito sozinha. Mas ser autodidacta custa muito; é preciso muita força de vontade, algum talento, algum esforço também... Pelo menos a mim custa-me aprender coisas de raiz sozinha. Depois, gosto de evoluir sem esperar que me levem sempre ao colo. Mas começar é do catano. E aprender fotografia não é tão simples como parece. Requer muito treino, estudo, muitas horas a ver livros e sites de fotografia para nos inspirarmos, muitas horas a ler sobre técnicas, muitas horas a experimentar com a câmara.

Ora é aí que está o meu maior problema. Eu adoro fotografia (talvez derivado das vezes incontáveis a ver fotografias que o meu pai tirava ainda com a máquina analógica e das sessões a ver slides à moda antiga, quem sabe) mas desleixo-me e baldo-me ao estudo.

Num acesso de nostalgia, fui ver a minha (mini)galeria no Olhares, a qual já não actualizo há meses (shame on me). Vi então a primeira foto que coloquei e que já não me lembrava qual era. Chama-se "Para os sonhos, o céu é o limite", mote do dia em que um grande amigo me incentivou (e quase obrigou eheh) a criar a conta no site. Quando lá pus essa foto, acreditei que era verdade, que é mesmo possível sonhar com coisas difíceis de realizar. Como me esqueci entretanto é que já não sei muito bem. E tenho vergonha disso, de me ter esquecido, de nunca mais ter actualizado a galeria e de nem tirar quase fotos nenhumas nos últimos meses. Se o meu amigo chegar a ler isto, vai ralhar comigo. E vai fazer muito bem... :/

Não temos todos as mesmas oportunidades, mas é preciso fazer o melhor que pudermos com o que temos.

Sem comentários: