terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Último dia de 2013

Diz que hoje é dia de retrospectivas, por isso vamos lá.

Este ano de 2013 foi um ano de mudanças para mim. Este ano larguei os recibos verdes e assinei um contrato de bolseira de investigação (e nem acredito que só faltam 3 meses para acabar...), o que me trouxe uma estabilidade financeira relativa (relativa porque tem prazo de validade), com mais uns trocos na carteira que me permitiram fazer outras mudanças. A mais importante foi a mudança de casa. Esperei pacientemente por ter como viver sozinha, e este ano lá consegui isso. E é tão bom ter o meu cantinho (pequenino como eu).

Em 2013 fiz um workshop de fotografia óptimo e relembrei como é bom ter alguém a ensinar-nos como fazer as coisas (gostava de ser mais autodidata, mas infelizmente dá-me a preguiça). Como em qualquer boa aula, não relembrei e aprendi só os aspectos técnicos. Despertou-me a sensibilidade para algumas coisas nas quais não tinha pensado ou em que não tinha reparado.

Depois, fui sentir um cheirinho do que é ser peregrino no caminho de Santiago, isto aliado à fotografia. Do grupo, conhecia o "guia" (tem piada chamar-lhe guia :) eheh). Era a mais nova e a mais calada. A mais diferente, talvez. E já contava com isso e fui mesmo assim. Só para ver se não ficava ansiosa por ir com desconhecidos. E a verdade é que não me senti sozinha mas a faceta solitária da coisa permitiu-me focar facilmente na fotografia e no caminho, que era mesmo o que queria. Uma experiência intensa a vários níveis! Tanto que no final, com alguma pena minha, nem fui capaz de dizer o que tinha gostado mais. É que eu não queria dizer-lhes que uma das coisas melhores tinha sido presenciar aquele abraço repentino, porque senti que aquele momento não me pertencia, de tão sentido que foi para os intervenientes. Também não arranjei maneira de explicar como tinha sentido avassaladora aquela vontade de me pôr a caminho. Ou como acabou por ser engraçado dizer tantas vezes "Tens um lugarzinho guardado no céu para ti!". Ou que o melhor foram mesmo as pessoas, mesmo nos momentos menos bons, mesmo as pessoas desconhecidas. Guardei tudo (ou quase tudo) para mim, como é costume, porque o novelo de emoções era grande e eu não soube deslindá-lo friamente. Paciência. Gosto de pensar que alguma coisa transpareceu na maneira como olhava para as coisas :) Agora, estou pronta para repetir, sozinha ou acompanhada :)

Também fui a Londres este ano, que era viagem que queria fazer há muito tempo. Foram só 4 dias, passou a correr, mas foi mesmo muito bom e em boa companhia. É uma cidade incrível, onde sem dúvida quero voltar.

Em 2013 tive notícias boas. Coisas que deixaram as pessoas de quem gosto felizes. Ou que vão deixar ;)

Em 2013 também tive momentos maus. Aqueles de fúria, irritação e cansaço. Notícias más também. Pessoas chatas na minha vida, dias tristes.

Este ano também foi um ano de me empedernir em alguns aspectos. Para não me cansar mais, só isso. Esta coisa de viver as emoções intensamente cansa, sabem? :P Às vezes é preciso fazer um esforço para relativizar, para não deixar que as coisas tenham tanta importância. Para encontrar mais facilmente a paz de espírito, sobretudo. Para fazer as pazes com Deus, connosco e com os outros.

No geral acho que foi um ano bastante bom. Para 2014 peço o que pedi no ano passado: saúde para mim e para os que me são queridos. O resto, virá a seu tempo :)

Sem comentários: